21 de Março, Dia Internacional contra a Discriminação Racial

No dia 21 de março de 1960, na cidade de Joanesburgo, capital da África do Sul, 20 mil negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular. No bairro de Shaperville, os manifestantes se depararam com tropas do exército. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186. Esta ação ficou conhecida como o Massacre de Shaperville.

Em memória à tragédia, a ONU instituiu 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.

De acordo com o artigo I da Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial.
“Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional, com a finalidade de impedir ou dificultar o exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública”.

O racismo pode se apresentar de várias formas, contra judeus, árabes , mas principalmente contra os negros. No Brasil, quase a metade da população é negra, mas o racismo ainda é um tema delicado.

Diga não ao preconceito, pois somos todos iguais!

“Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, ainda haverá guerra.”
Bob Marley

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *