Como comprar e não se endividar no Natal

Dezembro: Compre… Gaste, mas poupe também…

Dezembro é um mês de comemorações e de presentear todas as pessoas de quem gostamos. Mas antes de sairmos para as compras, devemos estabelecer limites realistas de quanto podemos gastar, e sem abusar das compras parceladas.

Também devemos lembrar que os cartões de crédito criam uma falsa ilusão, a sensação é de que não se gastou nada na hora, resultado: a gente acaba passando dos limites. E o mundo da fantasia desaba quando chegam as faturas nos próximos meses.

O erro que cometemos, antes do Natal, é usar todo o limite dos cartões de crédito. Devemos lembrar que usando todo o limite, no próximo mês a fatura será muito alta, e como janeiro e fevereiro são meses quentes próprios para passeios e viagens, o dinheiro será muito útil.

Se em janeiro a fatura vier com o valor mais alto que nossos próprios rendimentos, o maior erro que cometemos, é pagar só mínimo dos cartões de crédito, porque os juros sobre a diferença são altos demais, e nos meses seguintes estamos devendo cada vez mais, virando uma bola de neve.

… as dívidas continuam aumentando…e ficam nos atormentando até serem quitadas…

Dicas:

– Antes de fazer as compras, não se iluda por palavras mágicas: liquidação, promoção, queima de estoque, só devemos comprar o que for realmente necessário ou combine com o nosso estilo, porque o barato, sai caro.

– Tente não usar todo o limite de seu cartão de crédito.

– Fuja do efeito bola de neve.

– Se for parcelar a compra. Observe o preço total, e calcule se não levará um produto pelo preço de dois.

– Antes de passar pelo caixa, de uma volta, areje a cabeça, reflita, se o item é realmente indispensável.

– Gaste, mas poupe também, assim que você receber o décimo terceiro, separe um valor x, o ideal é que seja 10%, do total, mas se não for possível guardar tanto, reserve o que puder.

– Peça desconto sempre, mesmo que seja uma compra de 100 reais, se você conseguir um desconto de 5 reais, vale a pena.

– Respire e faça uma pausa, no meio das compras.

– Tenha um limite de quanto você pode gastar.

Boas compras, Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *