Como manter a juventude?

Todos nós vamos envelhecer, mas podemos envellhecer com saúde. O segredo de uma vida feliz, é viver sem doenças. É o que diz Dr. Lair Ribeiro, em seu livro.

Dr Lair ensina, que não precisamos herdar as doenças de nossos pais, mesmo que nossos genes, carreguem as doenças hereditárias. Todos nós podemos mudar o nosso destino e ter uma vida mais saudável. Mudando o estilo de vida, os hábitos alimentares e praticando exercícios físicos, revertemos o processo de hereditariedade.

O grande segredo para envelhecer com saúde está na alimentação. Devemos descobrir quais os alimentos são fundamentais, para ter uma boa saúde.

Muitas pessoas não se alimentam corretamente, escolhem alimentos errados, faltando certos nutrientes para o organismo. Não devemos ingerir carboidratos puros, combinar sempre com uma proteína, ou outro nutriente. O carboidrato puro, se transforma rapidamente em glicose, e engorda mais. Misturado as proteÌnas, a digestão é mais lenta.

O mais importante é fazer dos alimentos um remédio. O modo como misturamos os alimentos, a hora que nos alimentamos, as combinações, também infuenciam na saúde.

Para uma boa saúde, devemos tomar o café da manhã como um rei, almoçar como um príncipe e não jantar, comer pouco à noite, pois tudo o que comemos depois das 6 horas da tarde, se transforma em gordura e ainda faz envelhecer. Jantar e dormir com estômago cheio, envelhece mais rápido, pois faz subir a glicose, bloqueando o hormônio do crescimento, hormônio que mantém a juventude.

Dormir com luz acesa ou deixar a tv ligada também engorda e envelhece, devemos dormir no escuro, pois um dos hormômios da juventude é a melatonina(produzido pela gândula pineal). A melatonina é antioxidante, regula o sono e evita o câncer. Quem deixa a tv ligada, ou uma luz acessa enquanto dorme, pega mais infecções e gripe. Quando dormimos no escuro, o sistema imunológico melhora, e a tendência é emagrecer. Com a luz acessa o cérebro interpreta que está amanhecendo. Durante o dia a glândula pineal quer ver luz e durante a noite ela quer escuro.

Atividade física é fundamental, quanto mais sedentário for uma pessoa, menos vida ela terá. Nosso organismo precisa gastar energia, pois cada vez que comemos, aumenta a glicose do organismo, com isso aumenta a insulina. Quanto mais insulina produzimos mais envelhecemos.

Quem cura o corpo é próprio corpo, e não o médico. Nunca é tarde para mudar os hábitos e começar uma vida nova. Não interessa a idade, se consertarmos os hábitos errados, o corpo vai viver com mais saúde, aos 40, 50, 60, 70 80…

Regras para envelhecer com saúde:

Cuidar da alimentação, fazer exercícios físicos, eliminar o refrigerante, fazer o uso do azeite de oliva extra-virgem, do vinho e do chá verde, pelo resveratrol. Dormir bem e no escuro, o sono é essencial para saúde e bem-estar. É durante o sono que o organismo realiza a regeneração celular, tão importante para o rejuvenescimento.

Passamos por várias fases, infância, juventude e velhice. Para manter a juventude, podemos extrair o melhor de cada uma dessas etapas, vivendo com mais saúde!

“Não acrescente dias à sua vida, acrescente saúde à sua vida”.

Fonte:
Entrevista do Dr Lair Ribeiro
Livro: Como envelhecer sem ficar velho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *