Etiqueta nas Redes Sociais

As redes sociais, são ferramentas poderosas de comunicação, mas muitas vezes podem ser prejudiciais.

Na internet, todo mundo se sente íntimo de todo mundo, e com isso as pessoas ficam mais corajosas e falam coisas sem pensar.

O modo com as pessoas se comportam nas redes sociais, vem sendo estudado por alguns pesquisadores. Eles estão estudando os efeitos da falta de respeito nas redes sociais.

A jornalista Helena Duncam, irmã de Zélia Duncam, está preparando um manual de boas maneiras na internet, ela já tem um blog, e está escrevendo um livro.

Muitos utilizam as redes sociais para criticar, mas as críticas ou difamações, podem virar ações judiciais. Nos últimos 2 anos teve 60 mil ações no Brasil. A média de uma indenização é de 15 a 30 mil reais uma pessoa comum, e de 100 mil a 200 mil, para pessoas públicas, como um artista ou uma celebridade, por uma ofensa ou difamação.

Helena Duncam dá muitas dicas:

– Existem muitas situações desnecessárias, desagradáveis e inconvenientes nas redes sociais.

– Algumas atitudes na Web, podem abalar qualquer relacionamento, desde uma simples traição, ou mesmo falar do chefe e ser demitido, ou ainda uma pessoa não ser contratada por uma empresa, por seu perfil no facebook.

Madame

– Temos que nos comportar na internet assim como nos comportamos em nossas vidas, não podemos sair falando com as pessoas, se nem cumprimentamos ela no dia a dia.

– Quando uma pessoa está online não significa que está disponível para falar a qualquer momento, ela pode estar trabalhando e sem tempo.

– Na internet estamos numa vitrine, as fotos que postamos, tudo o que escrevemos, diz respeito sobre a nossa imagem.

– Existem pessoas que vão usar comunicação para atingir negativamente outros, cabe a nós criarmos nosso próprio manual de sobrevivência e de comportamento.

– Quando estamos aborrecidos com algo ou com alguém, devemos em primeiro lugar, refletir sobre o assunto antes de fazer uma publicação nas redes sociais. Devemos nos policiar, para não dizer coisas para ofender alguém, que nunca diríamos pessoalmente. O ideal é acionar o bom senso na internet.

Assista o video com a participação de Helena Duncan, no programa Conta Corrente, da Globo News.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *