Iniciativas simples, contribuem para a preservação do planeta

Atitudes simples para uma vida sustentável e um mundo melhor!!!

Medidas de consciência ecológica:
– Conscientize seus filhos sobre os problemas do planeta:, como o aquecimento global, desmatamento a poluição, pois ele já vai crescer com a meta de ser sustentável.

– Abandone o uso de sacolas plásticas descartáveis: elas levam 300 anos para se decompor. Evite também copos descartáveis. Use Sacola de Tecido, Pano, Lona que são ecológicas e duráveis.

– Vá à feira: as verduras e as frutas disponíveis nos supermercados viajam longas distâncias até chegar a seu destino final. Imagine a emissão de gás carbônico decorrente dessas longas travessias.

– Reutilize móveis: um móvel que não serve mais para os pais pode ser útil na casa do filho. Basta uma pintura ou uma reforma.

– Improvise: As caixas jogadas no lixo, podem ser empilhadas e virar uma estante para guardar livros.

– Decore a casa com coisas do tempo vovó:
com mantas de fuxicos, manta de patchwork feita com retalhos de tecidos aproveitados de roupas antigas. Além de cobrir o sofá ou a cama, ficam lindos.

– Use móveis usados herdados de família: recorra a lojas de usados ou entidades beneficentes que recebem doações, e compre peças de época, a bons preços, também é interessante usar móveis detonados, com marcas do passado.

– Compre lâmpadas de baixo consumo de energia elétrica, como as fluorescentes.

– Cultive plantas em seu apartamento: Não precisa morar em casa para cultivar plantas. Estudos mostram que áreas de 12 m² com plantas já influenciam no clima, atraem pássaros e melhoram a oxigenação do ar. Não tem coisa melhor do que comer hortaliças e legumes da própria horta. A vantagem é que os alimentos ficam livres de agrotóxicos. Quem gosta de cozinhar em casa sabe a delícia que é ter temperos frescos à mão.

– Diminua o consumo de água: a utilização racional da água, benefícia a preservação dos recursos naturais do planeta.

– Plante uma árvore: no seu jardim, quintal ou local próximo de sua casa: assim você colabora para a absorção de até 1 tonelada de CO2 durante a vida e oferece abrigo para os pássaros.

– Combata as pragas do jardim com receitas caseiras: bata no liquidificador 100 g de alho e a mesma quantidade de pimenta-do-reino, ponha a mistura em garrafa escura com 1 litro de álcool e deixe curtir por sete dias. Dilua 100 ml a cada 10 litros de água com uma colher de chá de detergente neutro. Pulverize as plantas.

– Reaproveite as embalagens:
latas de chocolate, de leite em pó, vidros de geléia, caixas de sapatos ou camisas, podem ser muito úteis. Para organizar fotos ou peças de roupa pequenas no quarto, use as caixas forradas com tecido ou papel. No escritório, as latas pintadas ou revestidas servem de porta-lápis ou porta-treco.

– Nas reformas reaproveite materiais: para evitar entulhos. Muitas vezes, esses resíduos são lançados em rios e córregos da cidade, o que causa enchentes. O ideal é restaurar o que está velho. No caso dos azulejos e pisos cerâmicos, em vez de removê-los, aplique em cima um novo acabamento.

– Desligue os aparelhos eletrônicos: como TV e carregadores de celulares, ficando plugados nas tomadas consomem energia mesmo quando não estão sendo usados. Para economizar eletricidade, dispense os acessórios de cozinha de pouca utilidade no dia a dia, como processadores de alimentos.

– Quem mora em casa pode instalar um sistema de captação de água de chuva por calhas e tubulações para ser armazenada em caixa com tampa. Sem tratamento, o líquido é canalizado para as caixas de descargas no banheiro e para as torneiras da área externa usadas na irrigação do jardim.

– Assim como o lixo reciclável, os resíduos orgânicos podem ser aproveitados. Com a técnica da compostagem, dá para produzir adubo orgânico em casa para o canteiro de ervas. Separe cascas de frutas e legumes em um recipiente com tampa, não coloque restos de comida, que causam mau cheiro e propagam insetos. Por cima, coloque uma camada fina de terra. Depois de cheio, deixe apurar por quatro meses, longe de lugares úmidos.

– Evite o consumismo: Nada de trocar a geladeira, TV, computadores, etc, todo ano, somente porque lançaram um modelo novo. Mas fique de olho, geladeira muito antiga, pode consumir energia demais. Melhor usar como armário.

– Mesmo nas grandes cidades, é possível receber a visita de pássaros:
Para atraí-los, basta colocar um bebedouro, alpiste e sementes de girassol na varanda ou no terraço. Lembre-se também de trocar a água todos os dias e jamais acrescente açúcar ou mel.

– Compre produtos reciclados: Já existem vários materiais de construção fabricados com lixo reciclado, que reduzem o volume de detritos lançados em aterros sanitários.

– Faça revisão regularmente em seu carro: troque óleo nos prazos indicados e verifique os filtros. Dessa forma economiza-se combustível e despeja-se menos CO2 na atmosfera.

Faça a sua parte! Reduza, Reutilize e Recicle!

Nosso planeta agradece!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *