O Planeta Terra pede Socorro!

O que aconteceu com o nosso planeta? O que aconteceu com o nosso ar, nossa água, nossos rios e mares? E as pessoas? E as plantas? E os animais? E as crianças?? O que será do futuro delas? O que fizemos para o mundo? O que aconteceu com todas as coisas? Você já parou para pensar? O mundo está pedindo ajuda!

Está na hora de abrir os olhos e pensar no futuro de nossos filhos e netos, se cada um de nós fizer a sua parte, creio que as coisas podem melhorar. Está na hora de nos unirmos e mudar as atitudes para todos termos um mundo melhor. Para que nossos filhos, netos e bisnetos, possam usufruir o pouco que ainda resta da Natureza, devemos ter atitudes conscientes.

Aqui estão algumas dicas:

– Use o ventilador: Diminua o uso ar condicionado. Muitas vezes o ventilador resolve o problema, gastando 90% menos de energia.
-Use lâmpadas fluorescentes: as lâmpadas fluorescentes consomem 60% menos energia do que as incandescentes. A troca reduz o consumo de energia.
– Eletrodomésticos só de baixo consumo: antes de trocar o fogão ou a geladeira, procure o selo do Programa de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica, que tem uma economia garantida.
– Modere o abre e fecha da geladeira: antes de cozinhar, pense no prato e retire todos os ingredientes da geladeira, evitando o abre e fecha e esse maior consumo de energia.
– Descongele o refrigerador: o excesso de gelo reduz a circulação de ar frio, aumentando o consumo de energia. Novos modelos de geladeira consomem a metade de energia dos modelos mais antigos.
– Adube as plantas com o lixo orgânico: borra de café, cascas de frutas e legumes são ótimos adubos.
– Reduza o uso de embalagens: embalagem gera desperdício de água, combustível e recursos minerais. Leve sempre a sua garrafa plástica na bolsa.
– Sacolas descartáveis são as grandes vilãs do meio ambientes, pois liberam gás carbônico e metano. Use caixas ou leve uma sacola de pano ao supermercado.
– Instale uma válvula na sua descarga: a peça tem como função regular a quantidade de água liberada no vaso sanitário. Invista na válvula. A economia você verá na sua próxima conta.
– Use CDs regraváveis: muito eficiente e barato, os CDs levam cerca de 450 anos para se decompor. E, ao ser incinerados, voltam na forma de chuva ácida. Opte pelos regraváveis.
– Evite água quente: aquecer a água consome muita energia. Tome banho rápido e use água fria para lavar louças e roupas.
– Opte pela escada: além de fazer exercícios físicos, você também poupa a energia elétrica dos elevadores.
– Não troque tanto de celular: trocar o seu aparelho por um mais moderno, nem sempre é vantajoso. Os fabricantes utilizam derivados de petróleo em suas peças e baterias, explorando mão de obra barata dos países subdesenvolvidos. Se optar mesmo pela troca, descarte a bateria em postos de coleta adequados.
– Evite lavar as calçadas de mangueira. Use baldes. Reaproveite a água da máquina de lavar roupa para lavar o chão.

A Natureza agradece!

One thought on “O Planeta Terra pede Socorro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *