O que não pode faltar no Natal?

O Panetone!

Natal sem panetone não é Natal!

Segundo a lenda, um padeiro italiano chamado Toni criou um pão para impressionar seu sogro, a partir daí, foi um sucesso o pão do Toni, apelidado de panetone.

Receita de Panetone Caseiro:

Ingredientes:

1 kg de farinha de trigo peneirada
5 ovos
50 g de fermento biológico
1 copo americano de açúcar
1 pitada de sal
2 colheres de sopa de manteiga
250 ml leite morno
Raspa de 1 laranja e raspa de 1 limão

Recheio do Panetone:

300 g de frutas cristalizadas
250 g de uvas passas
150 g de castanha de caju picada
350 g de amêndoas

Modo de Preparo:

Numa tigela misture 1/2 xícara de farinha de trigo, um pouco de água, o fermento biológico e deixe descansar em temperatura ambiente por algumas horas. Reserve.
Bata as claras em neve, misture as gemas, o açúcar, a manteiga, o leite e o fermento crescido, as raspas do limão e da laranja, bata bem.
Em um recipiente grande, coloque a farinha peneirada, abra um furo no centro da mesma, acrescente os ingredientes batidos. Amasse bem até soltar das mãos, se preciso, coloque um pouco mais de farinha, a massa não deve ficar muito dura. Depois, coloque as frutas, as uvas passas, a castanha de caju picada e as amêndoas.
Distribua em formas com furo no centro, untadas com margarina, até a metade da assadeira, pois cresce bastante. Deixe crescer até dobrar de volume, pincele gemas batidas, e coloque para assar, num forno pré-aquecido a uma temperatura média de 180ºC, em média, 30 a 40 minutos, até dourar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *