Porque algumas pessoas engordam e outras não?

Estudos feitos por pesquisadores, nos EUA, provaram que algumas pessoas engordam por deficiência hormonal.

Um hormônio produzido no cérebro a orexina, é o estimulante responsável por dar ânimo, e queimar calorias. As pessoas que produzem pouca orexina possuem tendência a obesidade. A deficiência desse hormônio explica porque algumas pessoas engordam e outras não, apesar de comerem os mesmos alimentos.

A ausência desse hormônio, leva a obesidade e também à sonolência excessiva durante o dia, mesmo a pessoa tendo dormido durante a noite. Essa sonolência é chamada de narcolepsia ou doença do sono, um dos sintomas é a preguiça e sonolência diurna, pessoas com esta doença, são chamados de preguiçosos e dorminhocos, sendo um mal crónico, que começa na adolescência, cujo tratamento é feito por meio de estimulantes.

A insônia e a obesidade andam juntas, pois os portadores de distúrbios do sono, mesmo fazendo dietas rigorosas durante o dia todo, não conseguem evitar uma compulsão alimentar noturna. Os hábitos alimentares errados, principalmente antes de dormir, também podem causar a obesidade.

Um tratamento a base de orexina, poderia ser um novo medicamento para derreter à gordura. No lugar dos moderadores de apetite que atacam o centro de controle no cérebro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *