Receitas nutritivas, aproveitando as cascas das frutas e verduras

O segredo de uma boa alimentação está ao nosso alcance, basta aproveitar as cascas de alguns alimentos, pois é onde se encontra os seus nutrientes. Só é preciso ter vontade de experimentar.

1- Cascas de laranja cristalizada:
Ingredientes:
– 1 xícara de cascas de laranja cortada em tirinhas finas
– 2 xícaras de açúcar
1 xícara de água
Preparo:
Utilize as cascas grossas, ou os restos de cascas laranja que preparou o suco. Corte as cascas em tirinhas, deixe em água por 2 dias, trocando uma ou duas vezes por dia a água. Colocar a ferver a água e o açúcar até obter uma calda, em seguida misturar as cascas de laranja, mexer até secar a calda e cristalizar, desligue o fogo a mexa para desgrudar uma das outras.

2- Bolo de laranja com cascas:
Ingredientes:
– 2 laranjas com cascas
– 2 xícaras de farinha de trigo
– 1 colher de fermento
– 2 colheres de margarina
– 4 ovos
– 2 xícaras de açúcar
– 1/2 xícara de óleo
– 2 colheres de margarina
– 1 pitada de sal
Preparo:
Misturar no liquidificador, as laranjas com a casca e sem sementes em pedaços pequenos, o óleo, os ovos, e margarina. Bater bem. Misturar em separado, a farinha de trigo, o açúcar, o fermento e o sal. Passar por peneira. Misturar tudo. Colocar em forma untada e levar ao forno pré aquecido, por 40 minutos.

3- Docinhos de cascas de banana:
Ingredientes:

– 3 copos de cascas de banana
– 1 xícara de água
– 2 xícaras de açúcar
– 1 colher de farinha de trigo
– 2 colheres de qualquer bebida alcoólica
– 1 colher de margarina
Preparo:
Depois de lavar e picar as cascas de banana, cozinhar até amolecer, retirar do fogo e bater no liquidificador com a água em que foram cozidas mais 1 xícara de açúcar. Numa panela, junte a farinha de trigo, a bebida alcoólica, a margarina e mais um pouco de açúcar se desejar. Misture tudo e leve ao fogo até obter o ponto de pasta grossa(de enrolar). Retire do fogo, deixe esfriar e enrole os docinhos passando margarina mas mãos.

4- Geléia de cascas de mamão:
Ingredientes:

– Casca de mamão
– Laranja
– Açúcar

Preparo:
Juntar bastante cascas, as quais podem ser conservadas em saco plástico dentro do congelador. Ferver as cascas com água que as cubra. Retirar do fogo,e bata no liquidificador, passando após em uma peneira grossa.
Medir o que deu de resíduo, e calcular 2 xícaras de açúcar para cada 3 xícaras de resíduo. Levar o resíduo para cozinhar, quando reduzir pela metade, adicione o açúcar e deixe ferver por 20 minutos.

5- Bolinhos de folhas de beterraba:
Ingredientes:

– Folhas de um maço de beterraba
– 2 ovos
– meio copo de leite
– 2 colheres(chá) de fermento em pó
– salsa picada
– 1 dente de alho picado
– sal e pimenta a gosto
Preparo:
Lave bem as folhas de beterraba e afervente em água e sal. Pique as folhas e misture com todos os ingredientes, por último a farinha de trigo e o fermento. Fazer os bolinhos e fritar em óleo quente.

6- Geléia da casca de melão:
Ingredientes:

– Casca de um melão
– Água
– 1 pauzinho de canela
– 2 cravos da índia
– Açúcar
Preparo:
Lave e corte em pedaços as cascas de um melão(casca externa e a branca), leve para cozinhar com água que as cubra. Cozinhe até desfazer a parte branca, coe numa peneira, espremendo bem para tirar todo o suco. Para cada copo de suco obtido, junte um copo de açúcar, acrescente a canela e os cravos e leve novamente ao fogo para ferver, até o ponto de geléia.

7- Geléia de cascas de goiaba:
Ingredientes:

– cascas de várias goiabas
– 1/2 kg de açúcar
– Água
Preparo:
Lave bem as cascas, com meia xícara de água passe liquidificador, coloque numa panela, misture o açúcar e ferva até oter o ponto de geléia.

8- Bolinhos de cascas de bananas:
Ingredientes:

– 1 copo de cascas de banana picadas
– 2 ovos
– 3 colheres de leite
– 8 colheres de farinha de trigo
– 4 colheres de açúcar
– 1 pitada de sal
– óleo para fritar
Preparo:
Lavar bem as cascas das bananas, picar e misturar aos outros ingredientes. Se desejar pique uma banana na massa antes de fritar os bolinhos. Com uma colher vá colocando a massa em óleo quente, para formar os bolinhos. Passe na canela e açúcar. Ótimo para dia de chuva!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *