Redes Sociais Provocam Ansiedade e Insegurança nas Pessoas!

Pesquisadores do Reino Unido, realizaram um estudo sobre seus comportamentos nas redes sociais e como elas afetam suas vidas.

53%, disseram que usar as redes sociais mudou o seu comportamento, sendo que para 51% essa mudança foi negativa.

Destes que afirmaram terem sido afetados de alguma forma, todos disseram se sentir menos confiantes em comparar seus perfis com o de outras pessoas.

Dois terços dos entrevistados afirmaram ter dificuldades para relaxar e dormir depois de usar os sites. Mais de 60% responderam que a única forma de se desconectar é desligando o computador. 55% dos entrevistados, disseram se sentir preocupados ou incomodados, quando não conseguem verificar seus perfis, isto chama-se Vício.

O pior é o que acontece na rede não fica só na rede!

Um quarto dos entrevistados afirmou que caso tenham uma discussão online, eles enfrentam dificuldades em lidar com seus amigos ou colegas de trabalho após o ocorrido.

Ficou difícil descobrir o que está causando a ansiedade nas pessoas, pois as redes sociais aumentam a ansiedade e a insegurança, ou as pessoas ansiosas e inseguras são mais atraídas para estas redes sociais e, menos resistentes aos seus efeitos.

O Facebook virou um Vício!

Uma equipe de pesquisadores noruegueses, desenvolveu uma escala para medir o nível de dependência nas redes sociais. O estudo descobriu que as pessoas mais anciosas e inseguras, usam o Facebook, porque acham mais fácil se comunicar através das redes sociais do que ao vivo.

Na verdade o Facebook é uma Válvula de Escape!

Em outro estudo, pesquisadores da Universidade do Canadá, concluíram que, embora em teoria o Facebook ajude a estimular e manter as amizades, ele também funciona como uma válvula de escape para pessoas com baixa autoestima.

Segundo a pesquisa, estas pessoas usariam a rede para se comportar de forma negativa, bombardeando seus amigos com críticas ou indiretas sobre suas vidas.

Algumas pessoas se sentem mais seguras em falar o que pensam no Facebook, e pode não ser positivo, pois quando as pessoas não gostam de algum comentário, elas parecem esconder a informação para si.

Segundo o autor da pesquisa, sem perceber as pessoas podem minar suas amizades, e se tornar uma pessoa desagradável.

Outro estudo em uma Universidade na Itália, foi observado que o uso da rede social afeta de formas diferentes o humor das pessoas. Podendo ser uma experiência, onde as pessoas se sentem estimuladas e onde as suas habilidades são desafiadas. Ou ainda, um agrupamento de respostas que faz com que as pessoas queiram repetir a experiência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *