24 de novembro, dia “Sem Comprar Nada”

Ficar um dia inteiro sem comprar nada, será o desafio deste sábado 24/11, lançado por organizações de defesa do consumidor. É um dia que se comemora o Dia Sem Comprar(Buy Nothing Day), sempre no dia seguinte às liquidações(Black Friday).

O objetivo do movimento é promover a reflexão sobre os excessos e a necessidade de adotar o consumo consciente, pois o consumo exagerado pode trazer graves consequências para a vida das pessoas, sendo que as mesmas se afundam em dívidas e prestações.

A data é uma oportunidade para repensar nos nossos hábitos de consumo, questionar a origem dos produtos e refletir sobre verdadeiro significado do Natal, uma celebração marcada pelo consumismo.

Foto publicação

O movimento contrário ao consumismo existe desde 1993 pela organização canadense Adbusters. A França, Finlândia, Japão e Suíça se mobilizam no Dia Mundial Sem Compras há muito mais tempo e de forma mais organizada. Nos EUA e no Canadá é comemorado no Dia de Ação de Graças e nos demais, sempre no último sábado de novembro.

O Brasil iniciou o movimento em 2011, este ano, conta com o apoio do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Instituto Akatu, Instituto Alana.

“A regra é simples: 24 horas sem comprar nada.”

Seja o primeiro a comentar "24 de novembro, dia “Sem Comprar Nada”"

Comente

Seu e-mail não será publicado


*