A Paz de Espírito Retarda a Velhice

Já diziam os antigos que o estresse acelera o envelhecimento!

Palavras de nossos avós: -“Fulano envelheceu depois da morte do filho” ou -“Fulana ficou de cabelos brancos porque cuidou do pai no hospital”.

Foi o que demonstrou um estudo americano de uma Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. A pesquisa comprovou que o desgaste de prestar cuidados intensivos a um filho. Os cientistas analisaram o grau de envelhecimento das células do sistema imunológico de 58 mães de 20 a 50 anos, 39 cuidavam de filhos com autismo, paralisia cerebral ou outras deficiências.

De acordo com o estudo, o estado psicológico influencia sobre a longevidade das células do organismo. O principal indicador do envelhecimento celular é uma seção na ponta do cromossomo, as fitas de DNA que guardam o material genético, chamada telômero, uma espécie de tampa, que impede que a molécula se desfaça. Cada vez que uma célula se divide, o telômero fica um pouco menor, até atingir um ponto crítico.
5678A partir daí, a célula não se reproduz mais e acaba morrendo. Ao mostrar que o estresse encurta prematuramente os telômeros, a pesquisa indicou uma relação entre ele e o envelhecimento. A diminuição dos telômeros foi mais acelerada nas mulheres que cuidavam de filhos deficientes.

Testes psicológicos revelaram que o modo como as mulheres encaram seus problemas também influencia, a idade celular daquelas que se percebiam como tendo altos níveis de estresse chegou a ser até dez anos superior à das mulheres da mesma idade com baixos níveis de stress. As mulheres mais estressadas apresentaram níveis mais baixos de telomerase e mais altos de radicais livres.

Dica: A paz de espírito ajuda a retardar a velhice, e a maneira de reduzir o estresse está em mudanças no estilo de vida, o relaxamento e uma alimentação equilibrada, além de uma atitude mais serena diante de aspectos da vida sobre os quais não se tem controle.

Seja o primeiro a comentar em "A Paz de Espírito Retarda a Velhice"

Comente isso

Seu e-mail não será publicado.


*