Afinal o que é Refluxo?

Foto publicação

Como meu filho sofre de azia e refluxo há muitos anos, inclusive já fez uma cirurgia no esôfago, eu andei pesquisando tudo sobre a doença e, descobri que muitas pessoas sofrem desse mal.

Muitas vezes, os músculos perdem a elasticidade e permanecem abertos, provocando a azia e permitindo o refluxo. O esôfago é um tubo oco formado por músculo e que comunica a boca ao estômago, está localizado atrás da traqueia. Pelo esôfago passam os alimentos em direção ao estômago. E a doença do refluxo é uma disfunção do esôfago, tem como conseqüência o retardo no esvaziamento do conteúdo gástrico, dos alimentos líquidos ou sólidos. O refluxo ocorre na presença ou ausência de hérnia do hiato.

Até o apresentador do Globo Esporte, e também do The Voice Brasil, sofre de refluxo.

Foto publicação

Foto publicação

Tiago Leifert em entrevista ao programa Mais Você, contou que há três semanas passou por uma cirurgia de correção do esôfago, que por este motivo, perdeu 11 kg, após cirurgia. “Emagreci porque fiquei por dias comendo só purê e sorvete. Só agora fui liberado”, disse o apresentador do The Voice Brasil, que estreou uma nova temporada.

Segundo Tiago, ele já fez três operações desde que começou a apresentador o Globo Esporte, na Globo. Um dos sintomas que teve para detectar seu problema no esôfado foi o refluxo, que o deixou sem voz durante uma de suas apresentações no Globo Esporte, fato que acabou fazendo com que ele perdesse a cirurgia que havia feito, anteriormente.

Os maus hábitos na alimentação, os alimentos gordurosos, molho de tomate, chocolate, pimenta, bebidas alcoólicas e obesidade também estão relacionados ao refluxo. Nos bebês, o refluxo normalmente é causado pela imaturidade dos esfíncteres do esôfago, e costuma se resolver após um ano de idade.

Depois da cirurgia os erros na alimentação podem causar desconforto e até insucesso no resultado final, os cuidados com a alimentação depois da cirugia, dura cerca de 30 dias. Após a total recuperação o paciente deglute normalmente, mas deve comer com calma e mastigar bem os alimentos.

Fica a dica para todos que possuem azia e refluxo, a cirurgia é simples e a recuperação é rápida.

Seja o primeiro a comentar "Afinal o que é Refluxo?"

Comente

Seu e-mail não será publicado


*