Aproveite os benefícios das frutas de inverno, e faça do seu alimento um medicamento

No inverno costumamos comer mais, pois o organismo consome mais energia para manter a temperatura corporal. É importante não perder o controle, para que os quilinhos indesejados não apareçam. As frutas são uma ótima pedida, pois fazem muito bem à saúde. Um adulto sem problemas de saúde deve ingerir de três a cinco frutas por dia, aproveite as frutas de inverno para manter seu organismo saudável. As frutas do inverno são abacate, banana, caqui, Goiaba,laranja, morango e tangerina e bergamota, etc…

Confira os nutrientes e benefícios que cada fruta oferece:
Abacate: é rico em gorduras e proteínas, vitaminas e minerais. Pode ser consumido em saladas ou misturado com leite. Poderoso antioxidante.
Banana: Tem alto valor nutritivo, açúcar e sais minerais, principalmente potássio, importante para a contração dos músculos. Age como antiácido, sendo indicada em casos de azia e úlcera.
Caqui: Rico em fibras e vitaminas A, C, B1 e B2. Possui cálcio e ferro. A fruta é considerada um antioxidante por combater os radicais livres, relacionados ao envelhecimento precoce.
Goiaba: Rica em vitamina A, B1, C, cálcio, fósforo, ferro e fibras insolúveis. Não contém muito açúcar, gordura e calorias. Auxilia no combate a infecções e hemorragias; fortifica os ossos, os dentes e o músculo cardíaco, melhora a cicatrização e o aspecto da pele, retardando o envelhecimento, regula o aparelho digestivo e o sistema nervoso e dá maior resistência física.
Laranja: Rica em vitamina C tem como principais funções auxiliar o organismo na resistência às infecções, formação dos ossos, dentes e a cicatrização.
Tangerina: Tem o valor nutritivo variável de acordo com a espécie, mas é sempre fonte de vitaminas A, B e C, e em menor grau de sais minerais como cálcio, potássio, sódio, fósforo e ferro.
Limão: Rico em vitamina C, antioxidante, combate os radicais livres, relacionados ao envelhecimento precoce e outras doenças. Fortalece a imunidade, ajuda na cicatrização de feridas e fortifica as paredes dos capilares sanguíneos. Por ser antisséptico, o limão é usado para tratar infecções respiratórias e no tratamento de furúnculos e abscessos. Estimula o fígado e pode ser usado como desintoxicante quando ingerido com água.
Maçã:A maçã tem um alto poder antioxidante, ajuda na prevenção do colesterol, é rica em fibras (solúveis), vitamina C e compostos fenólicos. Além de prevenir o colesterol, uma dieta que contém maçã, pode reduzir os ricos de doenças pulmonares, cardíacas, asma, diabetes e o desenvolvimento de câncer, além de ajudar a perder pes
Maracujá: Rico em vitamina C, vitaminas do complexo B (B2 e B5) e sais mineirais. Funciona como um calmante suave. As suas sementes são poderosos vermífugos. A vitamina C dá resistência aos vasos sanguíneos, evita a fragilidade dos ossos e má formação dos dentes, age contra infecções e ajuda a cicatrizar os ferimentos. As vitaminas do complexo B têm como função evitar problemas de pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso, além de serem essenciais ao crescimento e evitarem a queda dos cabelos.
Mexerica e Tangerina: Fonte de vitaminas e minerais. A vitamina C, junto com o cálcio e o fósforo, são essenciais para o desenvolvimento de dentes e ossos, e para a vitalidade dos vasos sanguíneos. A vitamina C também ajuda a combater infecções, a aumentar a resistência do organismo e a absorver o ferro.
Morango: O morango age como um potente vasodilatador, essencial para a saúde das artérias, que são excelentes para o sistema circulatório, inibem a formação de coágulos sanguíneos. A vitamina C neutraliza os radicais livres, preservando a firmeza, elasticidade e resistência da pele, o que ajuda também a prevenir o aparecimento de manchas e o antienvelhecimento precoce. É rico em licopeno, antioxidante importante na prevenção de câncer de próstata e em vitamina C, que estabiliza a estrutura do colágeno, pois tem função de estruturar a pele.
Pêra: rica em vitaminas, minerais e fibras. Pode ser utilizada na prisão de ventre, inflamação intestinal, além de auxiliar na formação dos ossos e dentes.
Laranja lima: A fruta ajuda o organismo na resistência a infecções e possui ação antioxidante, que ajuda a prevenir o envelhecimento precoce. Auxilia na absorção do ferro presente nos alimentos, prevenindo anemias.

Substituir as sobremesas por frutas é uma excelente estratégia para diminuir o consumo de doces.

Para não cair nas tentações:
– Esquente a maçã e coma com canela, além de delicioso, aproveita-se também os benefícios da especiaria.
– Descasce a banana passe numa mistura de canela em pó com farinha de rosca e leve no forno até dourar, fica crocante e deliciosa.
– Amasse a banana e polvilhe canela em pó, mel e aqueça no microondas, fica ótima morninha e levemente doce.
– Abacaxi assado com canela também é ótimo, pode-se fazê-lo no forno, poucos minutos é o suficiente.
– Para quem gosta de saladas de frutas, pode-se fazer com maçã, banana, pêra, abacaxi, manga, morango e aquecê-las no microondas para quebrar o gelo.
– Se preferir coloque as frutas em uma fôrma para assar coberta com um papel alumínio, apenas 30 min.
– Faça um suco desintoxicante. Basta bater no liquidificador 1 cenoura grande, 2 dedinhos de raiz de gengibre, 1 pepino, 2 folhas de couve manteiga e 1 laranja.

Abuse de frutas e saúde neste friozinho, afinal vitaminas e fibras nunca são demais!

Seja o primeiro a comentar em "Aproveite os benefícios das frutas de inverno, e faça do seu alimento um medicamento"

Comente isso

Seu e-mail não será publicado.


*