As cores na alimentação!!

Quanto mais colorido o prato, mais nutritivo ele será. Cada pigmento dos alimentos, representam a presença de um nutriente com propriedades específicas.

Alimentos amarelos e alaranjados:
Ricos em vitamina C e betacaroteno, importantes na manutenção dos tecidos, cabelos, visão noturna e imunidade.

Alimentos roxos ou pretos:
Ricos em ferro e vitamina B1, esses alimentos ajudam a retardar o envelhecimento e cuidam da manutenção do funcionamento do coração, músculos e sistema nervoso. São alimentos arroxeados ou azulados a uva, a ameixa, o figo, a beterraba, o repolho-roxo, a jabuticaba e a alcachofra.

Alimentos Verdes:
Os alimentos de cor verde contêm: cálcio, clorofila, vitamina C e vitamina A, substâncias com os seguintes efeitos. São os vegetais folhosos, pimentão,salsão, couve, ervas…
– Desintoxicam as células.
– Inibem radicais livres(que danificam as células e causam doenças).
– Tem efeito anticancerígeno.
– Ricos em fibras, ácido fólico e ferro.
– Protegem o coração, o cabelo e a pele.
– Melhoram o sistema imunológico.
– Importante para os ossos e contração muscular.

Alimentos brancos:
Ricos em cálcio, fósforo e ferro. Promovem o crescimento, evitam a fadiga mental, auxiliam na produção de glóbulos vermelhos do sangue, além de fortalecer osso e dentes. Possuem vitaminas do complexo B e flavonoides, que atuam na produção de energia, no funcionamento do sistema nervoso e inibem o aparecimento de coágulos na circulação.

Alimentos Marrons:
Ricos em fibras, melhoram o funcionamento do intestino. Combatem a ansiedade e a depressão. Previnem o câncer e as doenças cardiovasculares. São encontradas nas nozes, aveia, castanhas, cereais integrais, trigo, centeio e nos alimentos integrais. Esses alimentos ainda possuem ômega-3 e 6, que são ácidos graxos.E vitamina E, responsáveis pela regeneração dos tecidos.

Alimentos Vermelhos:
Os alimentos vermelhos são ricos em licopeno, antioxidante celular, indicado contra depressão, cansaço e estresse. Previnem o câncer de próstata. são encontrados no morango, tomate, melancia, goiaba vermelha, framboesa, cereja…

O segredo de uma alimentação correta e equilibrada está na moderação.

Seja o primeiro a comentar em "As cores na alimentação!!"

Comente isso

Seu e-mail não será publicado.


*