As Mulheres comemoram a conquista de um de seus mais importantes direitos: O voto

Parabéns à todas nós mulheres!!!
Em 1822, o direito ao voto era restrito a homens ricos. Só votavam os homens brancos e ricos. Os pobres não tinham esse direito, e os negros eram escravos e serviçais, as mulheres não podiam votar.

O direito das mulheres votarem, foi obtido por meio do Código Eleitoral Provisório, de 24 de fevereiro de 1932. Mesmo assim, a conquista não foi completa. O código permitia apenas que mulheres casadas (com autorização do marido), viúvas e solteiras com renda própria.

A partir das eleições de 1933, as mulheres poderiam votar e ser votadas em âmbito nacional.

Hoje no Brasil o direito ao voto é assegurado a todos os cidadãos maiores de 18 anos.

As restrições ao pleno exercício do voto feminino só foram eliminadas no Código Eleitoral de 1934. No entanto, o código não tornava obrigatório o voto feminino. Apenas o masculino. O voto feminino, sem restrições, só passou a ser obrigatório em 1946.

O direito ao voto feminino começou pelo Rio Grande do Norte.

– A primeira mulher escolhida para ocupar um cargo eletivo é do Rio Grande do Norte. Foi Alzira Soriano, eleita prefeita de Lajes, em 1928, pelo Partido Republicano. Mas ela não terminou o seu mandato. A Comissão de Poderes do Senado anulou os votos de todas as mulheres.

– Em 3 de maio de 1933, a médica paulista Carlota Pereira de Queiroz foi a primeira mulher a ser eleita deputada federal. Ela participou dos trabalhos na Assembléia Nacional Constituinte, entre 1934 e 1935.

– A primeira mulher a ocupar um lugar no Senado foi Eunice Michiles (PDS-AM), em 1979. Suplente, ela assumiu o posto com a morte do titular do cargo, o senador João Bosco de Lima.

– Em 1994, Roseana Sarney (pelo então PFL) foi a primeira mulher a ser eleita governadora, no Maranhão.

– Em 1996, o Congresso Nacional instituiu o sistema de cotas na Legislação Eleitoral que obrigava os partidos a inscreverem, no mínimo, 20% de mulheres nas chapas proporcionais. No ano seguinte, o sistema foi revisado e o mínimo passou a ser de 30%.

– A primeira mulher ministra de Estado foi Maria Esther Figueiredo Ferraz (Educação), em 1982.


Hoje o Brasil é governado por uma mulher!!

Conquistamos um direito muito importante: A instituição do voto feminino!! E apesar de estarmos bem no mundo do trabalho, continuamos acumulando funções. Queremos mais respeito!!!!

Seja o primeiro a comentar em "As Mulheres comemoram a conquista de um de seus mais importantes direitos: O voto"

Comente isso

Seu e-mail não será publicado.


*