As Mulheres e Seus Hormônios Femininos

Os principais hormônios femininos são o estrogênio e a progesterona, fabricados nos ovários, eles entram em atividade na puberdade, e acompanham a mulher até a menopausa.

A mulher e a TPM

Alguns dias antes da menstruação, ocorre uma queda do estrogênio, deixando algumas mulheres irritadas e deprimidas. A queda de estrógeno destrói a serotonina, substância ligada à sensação de bem-estar. O estrogênio e a progesterona estão por trás, da vontade de devorar doces e do mau humor.

A TPM nada mais é, do que uma doença psicossomática, ou seja, uma mistura de problemas emocionais e clínicos, afetando o bem-estar das mulheres, como o inchaço, dor nos seios, ansiedade, tristeza, estresse, cansaço, dor de cabeça, ganho de peso, dores nas pernas ou uma mistura de vários sintomas. Para diminuir os sintomas, a mulher deve, levar uma vida saudável, evitar a cafeína, que causa ansiedade e irritação, praticar exercícios físicos, diminuir o consumo de sal, gorduras, alimentos processados. Abusar das frutas, verduras, grãos integrais, nozes, sementes, leguminosas, soja e praticar exercícios físicos. A homeopatia pode ser uma forma de tratamento.

A mulher e a Menopausa

A menopausa é o fim do período fértil da mulher. É quando os ovários deixam de produzir os hormônios estrógeno e progesterona. A principal característica da menopausa é a parada da menstruação. Nessa fase, as mulheres passam a ter diversos sintomas, como ondas de calor, alterações de humor, aumento do peso, diminuição da libido e até sofrer com osteoporose.
A reposição hormonal, não é mais utilizada. Hoje os médicos tratam os sintomas da menopausa, apenas com uma dieta equilibrada, com exercícios físicos e complexos polivitamínicos, que são ótimos aliados contra as rugas e a flacidez.

Ingerir alimentos como a soja, que é fonte de isoflavona, imita a ação do hormônio estrógeno e ajuda a aliviar os sintomas da menopausa. Também consumir alimentos ricos em cálcio, como leite desnatado e seus derivados, vegetais verde-escuros, couve, espinafre, brócolis, peixes, produtos da soja, como o leite de soja e o tofu, que aumentam os níveis de estrogênio.

Ao sentir os primeiros sintomas, consulte o seu médico.

Seja o primeiro a comentar em "As Mulheres e Seus Hormônios Femininos"

Comente isso

Seu e-mail não será publicado.


*