Como Envelhecer Feliz

Ninguém fica velho porque completou uma certa idade, as pessoas ficam velhas por abandonarem seus ideais, seus sonhos, suas diversões, seus amigos, esquecem de ligar para fazerem algo juntos, ou apenas dar boas risadas.

Muitas pessoas vivem infelizes, sem alegrias, sem amigos, achando que estão velhas demais, e não precisam de mais nada, apenas, cuidar dos netos, comer, dormir, olhar tv e tomar remédios, achando que ser feliz é coisa para os jovens. Os anos enrugam a pele, mas a falta de entusiasmo enruga a alma.

Preocupação, falta de sonhos, de exercícios, de amigos, alimentação inadequada, tristeza, problemas financeiros, estes sim é que envelhecem a cabeça. Somos tão jovens quanto a nossa esperança, tão velhos quanto nossos medos. A busca do “elixir da longa vida” causa dependência. Torna-se um vício que contribui para acelerar o processo normal da velhice. O ser humano jamais se conformou com a velhice e a morte. O medo da velhice é o fator mais poderoso do envelhecimento.

Com a idade avançada adquirimos conhecimentos e conquistas, também desenvolvemos aptidões para transmitir aos mais jovens as nossas experiências.

Para aceitar a velhice, primeiro temos que ter percepção da realidade, desbloqueando os traumas, medos, culpa, estresse, que geram os conflitos internos. Ocupar a mente, com coisas saudáveis, e também participar de atividades de grupo, danças de salão, viagens, enfim atividades que resultem em prazer. Auto estima é fundamental. As pessoas quando se sentem fortes, são capazes de superar tudo.

Os tempos mudaram, hoje, as pessoas de cinquenta anos ou mais, são ativas, inteligentes, criativas e experientes. Hoje temos melhor qualidade de vida e bem-estar, mais opções de atividades que ajudam a dar significado à vida. Também mais informação.

Mesmo a ciência tendo desenvolvido muitas tecnologias capazes de prolongar a vida , ela não poderá manter o corpo para sempre. “Envelhecer faz parte”.

Eu sei que ainda não estou preparada psicológicamente para a velhice, pelo menos estou tentando absorver a idéia aos poucos.

Como não quero sofrer a tortura psicológica da inutilidade, passando a ser um peso na vida de meus filhos. Vou procurar maneiras para resolver este problema. E é claro que sei que a morte do corpo é uma necessidade do espírito.
Resolvi escrever sobre este assunto porque sou muito vaidosa, e, estou tentando assimilar essa idéia, sei que daqui a pouco serei a próxima.

“Precisamos dar significado à vida para que o medo da velhice não nos aterrorize”. Gabriel Chalita

“E se me dessem um dia, uma outra oportunidade, eu nem olhava o relógio, seguia sempre em frente, e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas.” Mário Quintana

“A dor alimenta a coragem. Você não pode ser corajoso se só aconteceram coisas maravilhosas com você.” Autor desconhecido

Beijos e boa velhice para todos!

Seja o primeiro a comentar em "Como Envelhecer Feliz"

Comente isso

Seu e-mail não será publicado.


*