Crianças passam mal em Porto Alegre após ingerir Toddynho com soda cáustica!

Toddynho vendido em porto Alegre com soda cáustica!

Análises feitas pela Vigilância da Saúde do Rio Grande do Sul em produtos do primeiro lote de Toddynho com registros de problemas apontaram um pH de 13,3, índice que se aproxima ao de materiais como água sanitária e soda cáustica.

Os casos de reação a Toddynho chegam a 29 no Rio Grande do Sul. Só na cidade de Porto Alegre, foram registrados nove casos de pessoas que passaram mal. Há notificações em 12 cidades de várias regiões do Estado, até em municípios a mais de 300 km de Porto Alegre, como Erechim.

Sintomas:
– Além de irritação na boca, a ingestão do Toddynho com pH 13,3 pode causar lesões no esôfago e no estômago.
– Como a pessoa tende a parar de tomar ao sentir o gosto ruim, o volume ingerido não causa risco de morte, porque o pH ácido do estômago irá neutralizar a alcalinidade.

Não é a primeira vez que ocorrem problemas na fabricação do Toddynho. Em 2007, quatro produtos da marca foram recolhidos em todo o país devido a uma “alteração de sabor” causada por um nível de cálcio acima do normal.

Ontem, dia 3/10, mais lotes do achocolatado foram apontados como causa de queimaduras por consumidores do Rio Grande do Sul, de acordo com a Vigilância do Estado.

No total, já foram registradas 29 queixas de queimaduras desde a semana passada, todas no Estado.

Orientações aos pais:
– Quem ingerir deve procurar um médico imediatamente.

De acordo com o Procon de Porto Alegre, quem sofreu queimaduras ao ingerir o produto deve pedir indenização na Justiça.

Deixe um comentário