Fique jovem e magra, dormindo melhor

Neurocientistas, nos Estados Unidos, descobriram que dormir com luz acesa ou com a televisão ligada, engorda e envelhece e pode provocar depressão. A melatonina, hormônio da juventude é produzido pela glândula pineal, quando estamos dormindo, este hormônio é antioxidante. Dormir no escuro, melhora o sistema imunológico, rejuvenesce e emagrece.

As pesquisas comprovam que dormir prolonga a vida, previne o envelhecimento precoce, afasta as doenças, combate o estresse e ainda emagrece. É duranto o sono que o organismo realiza a regeneração celular, auxiliando no rejuvenescimento, produzindo a serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem estar.

Dormir faz o organismo produzir leptina, um hormônio que regula a saciedade, e reduz a grelina, o hormônio responsável por abrir o apetite. Dormir aumenta a liberação de serotonina, causando uma sensação de bem estar, diminuindo a vontade de comer doces.

As noites em claro aumentam os níveis de grelina(hormônio da fome) e diminuem os de leptina(hormônio da saciedade), mais fome, mais gula, mais ansiedade e obesidade. Uma noite mal dormida provoca estresse, envelhecimento, dificuldade para manter o peso, pois há maior produção de cortisol, hormônio que aumenta a vontade de comer carboidratos.

Para evitar a insônia, antes de dormir, evite café, refrigerantes, chocolates, frituras, alimentos gordurosos ou picantes que possam provocar acidez estomacal. Aposte nos alimentos que possuem triptofano, um aminoácido ótimo aliado do sono, que tem a capacidade de aumentar a serotonina no cérebro. A serotonina é conhecida por promover prazer, bom humor, é ela quem dá origem a melatonina, um hormônio que dá a sensação de relaxamento, está presente na banana, no leite, no arroz, amaranto, amido, flocos de milho, aveia, quinoa, cacau e ovo.

Tome suco de maracujá e chá de camomila, eles podem ser usados para controlar o stress, a depressão, a hiperatividade em crianças, os flavonóides encontrados na fruta e na camomila, podem melhorar o sono.

Apague a luz e tenha uma boa noite de sono!!

 

Seja o primeiro a comentar "Fique jovem e magra, dormindo melhor"

Comente

Seu e-mail não será publicado


*