Gordurexia: Uma espécie de anorexia invertida

É contrário da anorexia, os portadores desta doença não percebem o quanto estão gordos. Isso pode fazer com que a pessoa adquira obesidade mórbida sem perceber.

A gordurexia, é um distúrbio em que as pessoas obesas não têm consciência de que estão acima do peso. Elas só percebem o quanto estavam obesas, depois que emagrecem.

A palavra orexia vem do grego orex que significa apetite, anorexia é falta de apetite, a busca pela magreza.

Já a gordurexia é quando as pessoas não se sentem acima do peso.

A palavra gordurexia teve origem no termo inglês fatorexia: fat = gordo, orexia = relativo ao apetite.

Quem sofre desse distúrbio são gordinhos que não se vêem como realmente são. Ao se olhar no espelho, vêem-se mais magros do que a realidade. Assim como a anorexia, a gordorexia é mais comum entre mulheres, embora possa ocorrer em homens.

As pessoas com a gordurexia devem consultar um endocrinologista, um psicólogo para o acompanhamento mental e um nutricionista.

Muito cuidado!! Com a obesidade podem vir outras doenças como diabetes e problemas cardíacos.

Saiba mais:

Anorexia:
É quando a pessoa se imagina mais gorda do que realmente ela é, praticando dietas exageradas, prejudicando o organismo. Muitas modelos em busca do corpo perfeito passam pela anorexia. O distúrbio é muito perigoso e pode levar à morte.

Vigorexia:
É a obsessão por estar com o corpo em forma. Uma pessoa com esse distúrbio começa a malhar e não pára nem quando está com o corpo em forma.
Enquanto a anorexia é mais freqüente em mulheres, a vigorexia é mais freqüente em homens, que comprometem a saúde tomando suplementos alimentares indevidos e praticando exercícios intensos.

Tanorexia:
Esse distúrbio faz com que a pessoa acredite que está pálida, e por isso se bronzeia todos os dias, seja se expondo ao sol ou a câmeras de bronzeamento artificial.

Alcoolrexia:
A alcoolrexia é a mistura de dois problemas perigosos, a anorexia e o alcoolismo. A pessoa bebe descontroladamente, chega a substituir refeições completas por bebidas alcoólicas.

Transtorno alimentar noturno:
É quando as pessoas levantam para comer a noite. A maioria delas faz regime durante o dia e come durante a noite. Também ocorre com alcoólatras, viciados e pessoas com transtornos do sono.

Síndrome do Gourmet:
As pessoas que sofrem dessa síndrome vivem preocupadas com a preparação, apresentação e ingestão de pratos especiais, diferentes e exóticos.

Seja o primeiro a comentar em "Gordurexia: Uma espécie de anorexia invertida"

Comente isso

Seu e-mail não será publicado.


*