Num estudo realizado na Inglaterra, foi observado que as pessoas que mastigavam 35 vezes cada porção de alimentos, comiam menos do que aqueles que mastigavam pouco. A contração muscular da mastigação estimula a liberação de substâncias responsáveis pela saciedade. Estudos também apontam que revezar os lados da mastigação, pode influenciar na saciedade.
– A forma como mastigamos também está relacionada ao rejuvenescimento da face e à suavização de certas rugas, que podem estar sendo produzidas por contrações inadequadas da musculatura durante a mastigação. A mastigação deve ser realizada de forma alternada, com movimentos lentos. Ora do lado direito, ora do lado esquerdo. Com isso, revigora-se a musculatura e evita a flacidez do queixo e pescoço, mantendo a face mais rejuvenescida.
– Ao comer o alimento em ritmo lento, a quantidade final de ingestão será menor, o que evitará o excesso do consumo de calorias. Quando mastigamos bem os alimentos, sentimos saciedade com uma menor quantidade de alimentos, o que auxilia no emagrecimento. Após 20 minutos do início da mastigação o cérebro recebe o aviso de que já está saciado.
– Aprecie o sabor da comida, sinta o gosto e a textura dos alimentos.
– Triture bem os alimentos sem o acompanhamento de líquidos, eles fazem engolir mais rápido e comer mais.
– Coloque quantidades pequenas de alimento na boca.
– Cada refeição deve durar, no mínimo 20 minutos. Mastigue 30 vezes cada garfada.
– Descanse os talheres enquanto mastiga, assim você evita colocar mais alimento enquanto estiver com a boca ainda cheia.