Mel o Cicatrizante Saudável, é ótimo para a Pele e os Cabelos!

Segundo pesquisadores, o mel puro, é um poderoso cicatrizante, pode ser usado no tratamento de feridas, infecções e queimaduras. O mel diminui o fluxo de sangue no local e aumenta a presença de células responsáveis pela limpeza dos ferimentos, possui ação bacteriana, todo tipo de germe morre em contato com o mel, exceto certas leveduras.

O mel contém frutose, sacarose, glicose, potássio, ferro, sódio, enxofre, cobre, fósforo, zinco, selênio, cloro, cálcio, magnésio, vitaminas do complexo B, vitaminas A, D, E, C e alguns tipos de aminoácidos-proteínas.

O mel previne o envelhecimento precoce da pele, assim como manchas, rugas e flacidez. É considerado um dos nutrientes mais ricos da natureza, ele auxilia na regeneração dos tecidos, também é usado no tratamento da gripe, asma, amigdalite e bronquite, graças a sua composição energética também pode ser recomendado para atletas.

O uso do mel no lugar do açúcar, equilibra os níveis de açúcar no sangue, uma colher de chá de açúcar possui 40 calorias, enquanto que na mesma medida de mel há apenas 25 calorias, o mel ainda é antioxidante.

O mel é usado em fórmulas de produtos cosméticos, de cremes contra o envelhecimento, xampus antiqueda, máscaras de cabelo e hidratantes para peles ressecadas.

Cleópatra, usava uma mistura de lápis lazúli, malaquita, ocre e mel para pintar as pálpebras. Os mesmos egípcios ferviam o néctar numa mistura de incenso, mirra e casca de canela para perfumar as roupas e deixar o hálito fresco.

Creme para olhos cansados:

Misture 1 colher de água com 1/2 colher de mel puro. Passe nas pálpebras inferiores e superiores, de dentro para fora. Logo depois dê batidinhas com as pontas dos dedos onde tiver as marcas de expressão, para ativar a circulação.

O mel pode ser usado diretamente sobre os cabelos, ou misturado com frutas. A geléia real possui propriedades vitalizantes, ela auxilia no crescimento e no tratamento de cabelos quebradiços. Já a cera de abelha é indicada para fios danificados e secos, pois melhora a elasticidade, deixando os fios mais resistentes e sedosos. Quando combinado com a queratina, o mel dá mais vida aos cabelos, mantém a cor dos cabelos tingidos, deixa os fios com boa elasticidade.

Máscara para o rosto:

Ingredientes:

Hidratação dos cabelos:

2 colheres de aveia
1 colher média de mel
1 xícara de chá-verde
Misture o mel com a aveia e deixe descansar por 5 minutos. Aplique em todo o rosto, inclusive ao redor dos olhos, e deixe agir por 15 minutos. Em seguida, lave o rosto em água corrente. Finalize aplicando no rosto um algodão embebido no chá-verde morno, ele é desintoxicante.

O mel também pode ser misturado com banana e iogurte, a pele seca ganha uma limpeza facial com sabonete neutro, água filtrada morna, mel e óleo de amêndoas. Quando usado na depilação, o mel tem poderes antiinflamatórios, a cera depilatória de mel provoca uma hidratação profunda e bactericida.

Fonte:
Revista Saúde é Vital
Google.com

Seja o primeiro a comentar em "Mel o Cicatrizante Saudável, é ótimo para a Pele e os Cabelos!"

Comente isso

Seu e-mail não será publicado.


*