A crença popular de que agosto é o mês de desgosto não é somente um ditado popular que rima, é também, uma superstição internacional de grande aceitação, principalmente com a colonização portuguesa.
– As mulheres portuguesas não casavam nunca no mês de agosto, época em que os navios das expedições zarpavam à procura de novas terras. Casar em agosto significava ficar só, sem lua-de-mel e, às vezes, até mesmo viúva. Os colonizadores portugueses trouxeram esta crença para o Brasil.
– Na Alemanha as mulheres não acreditam na superstição. Em muitos países maio é o mês das noivas, lá as moças sonham casar no mês de agosto.
– Na Argentina, não é aconselhável lavar a cabeça durante todo o mês de agosto. Quem lava a cabeça em agosto está chamando a morte.
Muita gente acredita nos azares do mês de agosto, muitos não se casam, não se mudam, não viajam e não fazem negócios em agosto. Na verdade as pessoas acreditando ou não, preferem não brincar com as coisas do sobrenatural.
Existem muitos registros históricos de desastres e fatos ruins ocorridos durante o mês de agosto.
– No dia 1º de agosto de 1914 começou a 1ª Grande Guerra Mundial.
– Não satisfeitos com milhões de vítimas causadas pela I Grande Guerra Mundial iniciada no dia 1º de agosto de 1914, os homens iniciam a II Grande Guerra Mundial em agosto de 1939.
– Com a morte de Hinderiburgo ocorrida no dia 2 de agosto de 1932, Hitler assume o governo da Alemanha.
– No dia 4 de agosto de 1963 dois aviões de treinamento da FAB se chocaram em Jacarepaguá ocasionando a morte de seis aspirantes da Aeronáutica.
– Em 6 de agosto de 1945, a cidade de Hiroshima, no Japão, entrou para a história de maneira trágica: seria a primeira a sofrer um ataque atômico contra civis.
– Na cidade de Nova York, no dia 6 de agosto de 1890, o primeiro homem foi eletrocutado numa cadeira elétrica, como se o governo americano, arvorando-se em defensor de sua sociedade, achasse justo tirar a vida de um homem que tirou a vida de outro, isto é, fazendo a mesma coisa.
– No dia 8 de agosto de 1974 Richard Nixon renunciou à presidência dos Estados Unidos, em conseqüência dos escândalos de Watergate.
A cidade de Pequim é invadida pelos japoneses no dia 8 de agosto de 1937.
– Mais de duzentas mil pessoas morreram nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, quando as cidades de Hiroshima e Nagazaki foram destruídas pela bomba atômica, deixadas cair pelos pilotos Thomas Ferrebre e W. Copoeland.
– Na Irlanda do Norte, no dia 12 de agosto de 1968, católicos e protestantes começaram a se matar em nome de Deus.
– No dia 13 de agosto de 1961 foi iniciada a construção de um muro, em Berlim, depois mais conhecido como o Muro da Vergonha.
– No dia 14 de agosto de 1831 os poloneses foram vencidos pelos russos na chamada revolta de Varsóvia e muita gente morreu sonhando com a liberdade.
– No dia 14 de agosto de 1844 a França invadiu Marrocos.– No dia 16 de agosto de 1977, morre Elvis Aaron Presley, o primeiro ícone do rock.
– Em 17 de agosto de 1987, morre Carlos Drummond de Andrade.
– Em 21 de agosto de 1989, morre Raul Seixas. Ele era viciado em álcool, o que lhe rendeu u ma pancreatite aguda, motivo de sua morte
– O Exército Vermelho invadiu a Tchecoslováquia no dia 21 de agosto de 1968.
– Um DC-8, no dia 21 de agosto de 1963, quando tentava voo com destino à Europa, caiu no Galeão matando doze pessoas.
– No dia 22 de agosto de 1976, vítima de um desastre automobilístico, faleceu Juscelino Kubitscheck .
– No dia 24 de agosto de 1954, como resultado de uma crise política que assolou o país, suicidou-se, às 08:30 horas, no Rio de Janeiro, o presidente da República Getúlio Vargas, renunciando, assim, não somente à presidência da República como também à vida.
– Forças estranhas fizeram com que o presidente Jânio Quadros renunciasse à presidência da República no dia 25 de agosto de 1961.
– No dia 24 de agosto de 1572 Catarina de Medici ordenou o massacre de São Bartolomeu, que ceifou milhares de vidas.
– Em 24 de agosto de 1910, o Japão invadiu a Coréia, às custas de muito sangue, de muitas lágrimas.
– O Paquistão e a Índia começaram a lutar no dia 25 de agosto de 1965.
– A Itália se apoderou, pela força das armas, da ilha de Corfu no dia 27 de agosto de 1923.
– Em 1943 o navio “Cidade de São Paulo” chocou-se com uma das alas da Escola Naval. Dezoito pessoas morreram, inclusive Dom José da Fonseca e Silva, arcebispo de São Paulo, além de muitos feridos.
– Em 1952 caiu um DC-3 em Goiás, matando vinte e quatro pessoas e, em São Paulo, caiu um avião President com um saldo de quarenta e seis mortos e trinta feridos.
– Em 1955 cinco pessoas morreram no incêndio da boate Vogue, dentre elas o cantor americano Warren Hayes.
– Em 1958, uma violenta explosão seguida de um pavoroso incêndio, num paiol de pólvora do Exército em Marechal Deodoro, matou dezenas de pessoas, deixando milhares de desabrigados.
– Em 1959, um incêndio que destruiu uma fábrica de tintas, no Rio de Janeiro, fez cinco vítimas, entre as quais três bombeiros.
– Em 1963 dez pessoas morreram em conseqüência de um choque entre aviões da Força Aérea Brasileira, em Viçosa, Alagoas.
– Em 1965, um avião da TAP caiu em Cuiabá, fazendo oito vítimas.
– Em agosto de 1965 o navio “Duque de Caxias” pegou fogo em Cabo Frio, quando trinta pessoas perderam a vida.
Coisas boas também aconteceram:
– Surgimento da pílula:
Em 18 de agosto de 1960, o contraceptivo oral é liberado nos Estados Unidos.
– Fim da censura no Brasil:
Com a Constituição de 1988, votada pela Assembléia Constituinte no dia 3 de agosto, foi extinta a censura no Brasil.– Os direitos dos homens:
No dia 26 de agosto de 1789, durante a Revolução Francesa, a Assembleia Constituinte aprova a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
Não acredite em tudo que você ouvir falar, azar não existe!! Seja Otimista!!