Muitas Mulheres Desconhecem a Endometriose

De acordo com uma pesquisa de um Hospital de Barcelona, na Espanha, as mulheres desconhecem a Endometriose.

Os principais sintomas da endometriose são cólicas, dor durante a relação e infertilidade.

A endometriose é desconhecida para muitas mulheres, assim como suas causas.

Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Endometriose, com 5 mil mulheres de todas as regiões do país. Do total de entrevistadas, 63% afirmaram não conhecer ninguém que tenha a doença, que acomete 10% da população feminina.

A endometriose se forma quando há um acúmulo de endométrio, tecido que reveste o interior do útero.
O problema pode aparecer desde a primeira menstruação e pode se estender até o último ciclo menstrual. Estudos feitos pela USP e pela Unicamp já mostraram que a mulher com endometriose leva, em média, sete anos pra descobrir a doença. E quanto mais cedo aparecem os sintomas, mais tempo ela leva para ter o diagnóstico.

Especialistas estimam que 30 a 40% das mulheres inférteis tenham algum grau de endometriose, que pode causar o estreitamento das trompas, órgão que conduz o óvulo ao útero.

A endometriose não tem cura, mas deve ser tratada, pois sem o controle adequado, a doença pode evoluir e comprometer órgãos próximos como bexiga e intestino. A endometriose pode desencadear até o aparecimento de câncer.

As mulheres com endometriose, possuem menos qualidade da vida sexual, como têm dor, acabam evitando o sexo, prejudicando sua vida sexual.

A endometriose lidera as causas de infertilidade entre mulheres acima dos 25 anos.

Fonte:
Zero Hora

Seja o primeiro a comentar em "Muitas Mulheres Desconhecem a Endometriose"

Comente isso

Seu e-mail não será publicado.


*