Praia também deve ter regras de etiqueta!

Etiquetas na beira da praia:

Tenha elegância e mantenha a praia limpa!

– Leve um saquinho para a beira da praia para colocar latas, canudos, copos usados e outros tipos de lixo.
– Coloque o seu lixo na lixeira ao sair da praia, lixo no mar, prejudica a vida marinha e a qualidade da água.
– Não arme barraco porque os alimentos custam mais caros. Você tem a opção de trazer de casa ou de não comprar. Fazer escândalo na frente dos outros é horrível.
– Fique atento para não sair do controle e fazer bagunça, barulho é algo inconveniente. Se a baderna alheia incomodar, em qualquer horário do dia, seja no vizinho ou na rua, você pode ligar para o 190. A reclamação é de perturbação do sossego. Música alta no carro tarde da noite, também incomoda.
– Levar comida para a praia não é proibido, mas pode causar mal-estar nos outros. Se quiser levar seu lanchinho, organize a comida em bolsas térmicas. Tenha sempre sacos de lixo com você. Não tem nada mais feio do que sair da praia e deixar todo o seu lixo espalhado na areia.
– Tomar uma caipirinha na praia é gostoso, mas não saia do controle. Pessoas sob efeito de álcool saem do seu estado normal e podem fazer coisas que não fariam se estivessem sóbrios, como arrumar confusão ou cantar a mulher do vizinho.
– Deixe o seu cãozinho em casa. É proibida a presença de animais na areia da praia.
– Quando for num restaurante, evite entrar com roupas de banho, para os homens é de bom tom colocar a camisa, para as mulheres uma canga é o suficiente.

Dicas de etiqueta para hóspedes:

– Por mais íntimo que o hóspede seja, ele sempre altera a rotina da casa, é essencial que prevaleça o bom senso.
– A rotina de quem recebe deve ser respeitada. Todo hóspede deve adequar-se aos horários da casa.
– Um bom hóspede deve se preocupar com o horário das refeições. Se a família costuma fazer as refeições sempre no mesmo horário, o hóspede deve avisar quando preferir almoçar fora.
– Se foi convidado para ir à casa de alguém, acate às regras. Nada de questionar e reclamar. Se o combinado foi ratear os custos da estadia, cabe a todos discutir as normas da casa.
– Se a casa tiver empregados, o hóspede precisa estar ciente de que eles não estão a serviço dele. Pedidos especiais, como pratos diferentes, são proibidos.
– O hóspede pode oferecer-se para ajudar nas tarefas domésticas e também pode trazer um agrado para os donos da casa, para retribuir a gentileza.
– Se houver muitas pessoas para um banheiro só, pode ser legal estipular horários para o banho. E nada de deixar biquíni, calcinhas, cuecas, escova de dente ou outros pertences espalhados. Não deixe vestígios.
– Juntar crianças, idosos e adolescentes em uma casa de veraneio por muito tempo, pode dar errado. Estabeleça regras e horários.
– Se está usando a casa de alguém que não está presente, o cuidado deve ser redobrado. Deixe tudo como encontrou. Dê um presentinho para a pessoa que emprestou a casa.

O hóspede deve ser recebido sempre com boa vontade. Se for para tratar mal melhor não convidar.

Use o bom senso! Não faça aos outros o que não gostaria que fizesse com você!


Bom Veraneio!

Seja o primeiro a comentar em "Praia também deve ter regras de etiqueta!"

Comente isso

Seu e-mail não será publicado.


*