Sal, o inimigo oculto

O sal é um inimigo oculto, pois ele se esconde em muitos alimentos, muito mais do que imaginamos, em bolachas, pão, preparados para bolos, e até nos refrigerantes. Quanto mais sal nos alimentos, mais nos habituamos com ele, porém o sódio em excesso faz muito mal à saúde.

O sal de cozinha é cloreto de sódio, ou seja, é formado por átomos de cloro e átomos de sódio. A grande maioria das pessoas, desconhecem a diferença entre sal e sódio. Fique atento na hora de ler o rótulo dos alimentos, pois a tabela nutricional das embalagens não informa a quantidade de sal e sim a de sódio. É preciso multiplicar o valor de sódio no rótulo por 2,5 para saber o quanto corresponde em gramas de sal. Um alimento com 500 mg de sódio representa 1,25 g de sal.

O sódio não está apenas em alimentos salgados, está em conservantes (nitrito de sódio e nitrato de sódio), adoçantes (ciclamato de sódio e sacarina sódica), fermentos (bicarbonato de sódio) e realçadores de sabor (glutamato monossódico).

Quantidade de sódio em refrigerantes- latas de 350 ml:

– Coca Zero……………………………49 mg
– Fanta……………………………….31 mg
– Coca normal………………………….28 mg
– H2O…………………………………12 mg
– Guaraná (zero e normal)……………….11 mg
– Twist……………………………….7,9 mg

O sal mineral e o sal marinho, são extraídos de formas diferentes, o mineral é extraido de minas subterrâneas, e o marinho da evaporação da água do mar, mas os dois apresentam a mesma composição e causam os mesmos efeitos no corpo.
O sal light é formado por uma mistura de cloreto de sódio e cloreto de potássio. Enquanto o potássio regula a retenção de líquidos dentro das células, o sódio age fora das células. O sal light, embora seja recomendado para pessoas com hipertensão, não é indicado para pessoas com problemas renais, o potássio leva a problemas nos rins, gerando um acúmulo de potássio no corpo, o que aumenta os riscos de problemas cardíacos. Para diminuir a quantidade de sal na comida, existem outros temperos para dar sabor aos alimentos, como o Curry, cominho, gengibre, orégano, cebola, alho, cogumelos, tomates secos, laranja, limão, suco de limão, ou vinho.

Eduque seu paladar e evite o sal!

Seja o primeiro a comentar em "Sal, o inimigo oculto"

Comente isso

Seu e-mail não será publicado.


*