Seja mais feliz com a dieta do bom humor

Os alimentos podem afetar o nosso humor, segundo pesquisas realizadas por diversos países, inclusive no Brasil. Um prato equilibrado com os ingredientes certos pode melhorar a autoestima e modificar nosso ânimo.

Na Inglaterra, o estudo Projeto Comida e Humor, revelou que mudanças no que comemos podem ser positivas para a saúde mental. Segundo nutricionistas, ficar muito tempo sem comer reduz os níveis de glicose, o que pode afetar negativamente o humor, o ideal é alimentar-se cinco vezes ao dia. As substâncias que garantem o alto-astral são a serotonina, a dopamina e a noradrenalina.

O triptofano(aminoácido) que é encontrado nas proteínas, auxilia o organismo a liberar a serotonina. Os carboidratos também são fundamentais para o bom funcionamento do cérebro. Alimentos ricos em carboidratos aumentam as taxas de insulina, esse aumento, é responsável pela produção de energia.

Nosso cérebro não vive apenas de glicose. Ela trabalha sem parar e precisa estar com os estoques de todos os nutrientes bem equilibrados.

O ômega-3 encontrado nos pescados de água fria, como o atum e o salmão, são ótimos para produzir bem-estar. Essa gordura colabora para a produção de neurotransmissores. Por essa razão, apreciar o sushi, que é a mistura de arroz com peixes, alegra e diminui a irritação das pessoas.

Fontes de bom humor:

Aveia: contém altas doses de triptofano. Além do aminoácido que auxilia o organismo a liberar a serotonina, também tem bons níveis de selênio, que colabora para a produção de energia.
Banana madura: contém carboidratos, que estimula a produção de serotonina e a vitamina B6, que garante mais energia e bom humor.
Brócolis: rico em ácido fólico, substância que produz serotonina. Além de garantir o bom humor, e renovar as células.
Chocolate: aumenta a produção de serotonina, causando bem-estar e tranqüilidade, 30 g/dia são suficientes. Os mais recomendados são os com 70% de teor de cacau pelo alto poder antioxidante.
Espinafre e folhas verde-escuras: possui efeito antidepressivo por serem ricos em magnésio, ricos em potássio e vitaminas A, C e do complexo B, são antidepressivas.
Frutas oleaginosas: nozes, castanhas e amêndoas. Diminuem o estresse por conterem antioxidante, o selênio.
Laranja, maracujá e jabuticaba: vitamina C, previnem o cansaço e combatem o estresse.
Leite: Produz triptofano, que é precursor da serotonina.
Melão, manga e frutas secas: possuem alto teor de potássio, diminuem o estresse.
Ovos: Contêm substâncias que garantem o bom humor, como a tiamina e niacina (vitaminas do complexo B), e fazem bem para a memória.
Peixes e frutos do mar: Reduzem o cansaço, devido à presença de minerais. Os frutos do mar são ricos em zinco, mineral essencial para o bom humor.

Fonte:
Livro A Dieta do Bom Humor, Sonia Tucunduva Philippi
Zero Hora

Seja o primeiro a comentar em "Seja mais feliz com a dieta do bom humor"

Comente isso

Seu e-mail não será publicado.


*