Significado da Páscoa!

A Páscoa possui três significados:

1 – No cristianismo, a Páscoa é a celebração da ressurreição de Jesus.

2 – Para os judeus, a Páscoa celebra o fim da escravidão dos hebreus no Egito. A Páscoa judaica lembra a passagem dos judeus pelo mar vermelho, em busca da liberdade.

3 – Para os grupos pastoris de antigamente, a Páscoa era a festa que invocava a proteção de Deus durante a travessia de Canaã para a região das planícies mais férteis.

Origem:

O nome páscoa surgiu a partir da palavra hebraica “pessach” (“passagem”), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu (marcado pela travessia do Mar Vermelho, que se tinha aberto para “abrir passagem” aos filhos de Israel que Moisés ia conduzir para a Terra Prometida).

Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição. A páscoa cristã comemora a morte e a ressurreição de Jesus, ressurreição que aconteceu três dias depois da sua crucificação. Como não se sabe exatamente o dia da ressurreição, comemoramos a páscoa no primeiro domingo depois da lua cheia, que ocorre entre os dias 21 de março e 25 de abril.

Significado:

A palavra “páscoa” – do hebreu “peschad”, em grego “paskha” e latim “pache” – significa “passagem”, uma transição anunciada pelo equinócio de primavera (ou vernal), que no hemisfério norte ocorre a 20 ou 21 de março e, no sul, em 22 ou 23 de setembro.

O Domingo de Páscoa é determinado pelo antigo sistema de calendário lunar. A celebração sempre começa na quarta-feira de cinzas e termina no Domingo de Páscoa(semana santa).

Os 40 dias que precedem a Semana Santa são dedicados à preparação para a celebração. Chamado de quaresma. Na tradição judaica, havia 40 dias de resguardo do corpo em relação aos excessos, para rememorar os 40 anos passados no deserto.

Os ovos de Pascoa:

Nas culturas pagãs, o ovo trazia a idéia de começo de vida. Os povos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes boa sorte. Os chineses já costumavam distribuir ovos coloridos entre amigos, na primavera, como referência à renovação da vida. Existem muitas lendas sobre os ovos. O surgimento da indústria do chocolate, em 1830, na Inglaterra, fez o consumo de ovos de chocolate aumentar.

Seja o primeiro a comentar em "Significado da Páscoa!"

Comente isso

Seu e-mail não será publicado.


*