Truques das mulheres medievais para manter a aparência e realçar a beleza

Foto publicação

Na idade média não existiam escovas de dentes, nem sabonetes, nem desodorantes, nem papel higiênico, muito menos perfumes, maquiagens e absorventes.

Nessa época, o banho era considerado prejudicial, pouquíssimos banhos eram tomados, e quando tomados, eram feitos em uma única tina, o primeiro a tomar banho era o chefe da família, depois dele, sem trocar a água, era a vez dos outros homens da casa, por ordem de idade. Depois, vinham as mulheres, também de acordo com a idade. por último, as crianças e os bebês.

Os nobres, eram os únicos que podiam ter súditos que os abanavam, mas não para espantar o calor, mas sim para afastar o odor que as pessoas exalavam, e também para espantar os insetos que se aproximavam de seus corpos, pois além de não tomarem banho, as pessoas não escovavam os dentes e não usavam papel higiênico(imaginem que fedor).

Foto publicação

Foto publicação

Mas as mulheres da nobreza também tinham seus truques, para manter a aparência e realçar a sua beleza.

As mulheres medievais usavam a clara de ovo e vinagre, para amaciar a pele, para clarear os dentes usavam a sálvia, para colorir os seus lábios usavam açafrão, e para maquiar os olhos usavam fuligem.

E por causa da higiene precária da época, as noivas usavam buquês de flores junto de seus corpos para disfarçar o mau cheiro.

Tudo isso é muito nojento, ainda bem que hoje em dia todos nós tomamos banho todos os dias, temos escova de dentes,  sabonetes,  desodorantes, papel higiênico,  perfumes, cremes, anti rugas, maquiagens e absorventes.

Fonte: Site de Curiosidades, http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/curiosidades-sobre-a-idade-media.html

Seja o primeiro a comentar "Truques das mulheres medievais para manter a aparência e realçar a beleza"

Comente

Seu e-mail não será publicado


*